Halux Valgo, a famosa Joanete

Hallux valgus ou hálux valgo, popularmente conhecido como joanete, é um desvio lateral acentuado do primeiro pododáctilo, o hálux ou dedão do pé. O desvio lateral pode ocorrer na articulação entre o primeiro metatarso e a falange, formando o joanete clássico, com a proeminência óssea na base do hálux, ou entre as duas falanges, formando o hálux valgo interfalangeano, ou interfalângico.

Existem duas classes de causas para esta deformidade: as intrínsecas (ligadas à pessoa) e extrínsecas (ligados ao meio). Dentre as causas intrínsecas, destacam-se os fatores genéticos (história familiar), doenças sistêmicas pré-existentes (artrite reumatoide ou outras doenças reumáticas), anatomia óssea do pé, frouxidão ligamentar etc. Dentre as causas extrínsecas, principalmente o uso de calçados inadequados, com destaque para o sapato de salto alto e ponta fina.

Tratamento

Há vários procedimentos cirúrgicos criados para a correção de patologias que podem estar associadas ao hálux valgo.

• remoção do crescimento anormal do primeiro metatarso,
  • realinhamento do primeiro metatarso em relação ao osso adjacente,
  • endireitamento do hálux (dedão do pé) em relação ao primeiro metatarso e dedos adjacentes,
  • realinhamento das superfícies cartilaginosas da junta do hálux,
  • cuidando de problemas ligados à artrite no hálux,
  • reposicionando os ossos sesamoides abaixo do osso do primeiro metatarso.

Na atualidade, há vários tratamentos diferentes para curar o joanete. A idade, saúde, estilo de vida do paciente são fatores essenciais na escolha do procedimento adequado. A cirurgia do hálux valgo tradicional pode ser feita sob anestesia local, parcial ou geral.